[Porto Alegre, RS] Nos dias 28 e 29 de setembro o Centro de Vida Saudável promoveu mais um encontro de surdos do Grupo Libração no Centro de Vida Saudável de Porto Alegre (CVS). O objetivo dessa reunião foi dar orientações sobre o trânsito, já que, de acordo com os organizadores do grupo, muitos surdos são reprovados nos exames obrigatórios das autoescolas no Brasil. O CVS pretende ensinar aos surdos as palavras desconhecidas e a legislação de trânsito contribuindo para que sejam habilitados.

“Esta é uma aula de ajuda nas principais dificuldades de entendimento para os surdos quanto as leis, penalidades, direção defensiva e mecânica para ajudar na prova teórica para a Carteira Nacional de Habilitação. Um agente de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nos ajudou a ministrar as aulas”, explica Katia Quadros, Coordenadora do Ministério Adventista dos Surdos de Porto Alegre. [Equipe ASN, Bianca Lorini]

Centro de Vida Saudável oferece aulas para condutores surdos
Centro de Vida Saudável oferece aulas para condutores surdos

Em setembro, uma das voluntárias do Centro de Vida Saudável de Porto Alegre, Katia Quadros, realizou o lançamento de um projeto para atender surdos. No dia 26, dia nacional do surdo, às 16 horas, foi estabelecido no local o Clube de Surdos “Libração”.

Uma semana antes da data, Kátia realizou visitas em escolas bilíngues (com atendimento para surdos), para convidar mais pessoas à participarem desse lançamento. Após a data os encontros acontecerão semanalmente no Centro de Vida Saudável. A ideia é envolve-los em atividades sociais dentro e fora do centro, como jogos de futebol e vôlei, saídas para jantar, assistir filmes, dentre outras atividades.

Comentários