“1. Leia Jó 38:1. O que ocorre nesse verso, diferentemente de tudo o que ocorre nos outros diálogos? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Jó se altera e culpa Deus pela primeira vez.

B. ( ) Deus aparece pela primeira vez desde o capítulo 2, e responde a Jó de maneira pessoal.

C. ( ) Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú finalmente cedem e admitem a possibilidade de Jó estar certo.

D. ( ) A polêmica toma uma proporção maior.

De maneira repentina, o Senhor reaparece no livro de Jó pela primeira vez desde Jó 2:6: “Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida.”

Nada prepara o leitor para a súbita aparição de Deus. Jó 37 termina com o discurso de Eliú, e então somos informados de que “o Senhor, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó” (Jó 38:1). Instantaneamente o diálogo passa a ser apenas entre Deus e Jó.

A palavra redemoinho vem de um termo hebraico que significa “tempestade” ou “temporal”, e tem sido usada em relação à manifestação de Deus (ver Is 29:6; Zc 9:14). Ela também foi usada no contexto do arrebatamento de Elias (ver 2Rs 2:1).

Embora não seja dado nenhum detalhe físico sobre essa teofania (manifestação visível de Deus à humanidade), o texto deixa claro que Deus não estava falando com Jó em um “murmúrio de uma brisa suave” (1Rs 19:12, NVI). Em vez disso, o Senhor Se manifestou de maneira muito poderosa, que certamente chamou a atenção de Jó.

2. Deus estaria realmente perto nós? Gn 15:1-6; 32:24-32; João 1:29 Complete as lacunas:

Esses textos nos ___________________ que ___________________ está próximo de nós. Ele é um Deus ___________________ e, assim como Se revelou através de ___________________ noturnas e ___________________ no Antigo Testamento, Ele ainda continua ___________________ de nós hoje.

A Bíblia nos ensina a grande e importante verdade de que Deus não é um Deus distante, que criou o mundo e, em seguida, nos abandonou aqui. Ao contrário, Ele interage conosco intimamente. Não importam as nossas dores, problemas e dificuldades, podemos ter a certeza de que Deus está perto de nós e podemos confiar nEle.

Uma coisa é acreditar que Deus está próximo de nós; outra bem diferente é experimentar essa proximidade. Como você pode se aproximar de Deus e obter esperança e conforto a partir desse relacionamento? ”

Comentários