“A partir da nossa perspectiva hoje, é fácil olhar para as perguntas que Deus fez a Jó e perceber que um homem como ele, que viveu há milhares de anos, entendia bem pouco sobre o mundo criado! Foi somente em 1500 d.C., por exemplo, que o homem finalmente compreendeu que o movimento do Sol no céu era o resultado da rotação da Terra sobre o próprio eixo, e não a órbita do Sol em torno da Terra. Essa é uma verdade que a maioria de nós vê com a maior naturalidade hoje. Graças, principalmente, à ciência moderna, temos hoje uma compreensão do mundo natural que as pessoas nos tempos bíblicos sequer poderiam começar a obter. No entanto, mesmo com todo esse conhecimento adquirido, ainda somos muito limitados em nossa percepção do mundo natural e de suas origens! 6. Leia as perguntas que Deus fez a Jó nos capítulos 38 e 39. As pessoas hoje poderiam respondê-las de maneira mais satisfatória? Assinale V para verdadeiro ou F para falso:

( ) Algumas perguntas poderiam ser respondidas com mais detalhes, mas ainda assim, muitas delas continuam além da nossa compreensão.

( ) Poderíamos responder a todas as perguntas do livro de Jó, pois a ciência avançou tanto que tornou isso possível.

É evidente que a ciência tem nos revelado facetas da realidade que estavam anteriormente ocultas. No entanto, ainda temos muito o que descobrir. A ciência não pôs um fim à majestade e ao mistério da criação de Deus. Longe disso! De muitas maneiras, ela os tornou ainda mais impressionantes, revelando uma profundidade e complexidade do mundo natural sobre as quais as gerações anteriores não faziam ideia.

As coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus, porém as reveladas são para nós e para nossos filhos para sempre’ (Dt 29:29, ARC). Precisamente como Deus realizou a obra da criação, jamais Ele o revelou ao homem. A ciência humana não pode descobrir os segredos do Altíssimo. Seu poder criador é tão incompreensível quanto Sua existência” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 113).

7. Que advertência recebemos a respeito dos grandes limites do conhecimento humano? 1Co 3:19; 1Co 1:18-27

Mesmo com todo o conhecimento que o ser humano tem acumulado nos últimos séculos, a criação continua repleta de mistérios e maravilhas que mal podemos sondar. Quanto mais descobrimos sobre o mundo criado, mais surpreendente e misterioso ele parece para nós. Em quais aspectos o mundo criado deixa você maravilhado diante do poder do nosso Deus? ”

Comentários