1. Leia João 3:3-8 e Ezequiel 37:5, 9. Por que o vento é uma ilustração apropriada para a atuação misteriosa do Espírito Santo? Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso:

A. ( ) O Espírito é um sopro; portanto, um vento.

B. ( ) Assim como não sabemos para onde vai o vento nem de onde ele vem, assim também ocorre com os nascidos do Espírito.

Ao comparar as ações do Espírito Santo com as do vento, Jesus descreveu a atuação misteriosa do Espírito. Há algo misterioso nos movimentos do vento. É difícil prever com exatidão de onde ele vem e para onde vai. Quem já não ficou perplexo com a súbita manifestação do vento que, aparentemente, surgiu do nada?

Entretanto, podemos nos tornar relativamente familiarizados com os movimentos e padrões do vento. De maneira semelhante, o Espírito Santo atua onde Ele quer. Ninguém pode controlá-Lo, mas podemos saber onde Ele está atuando. O Espírito Santo é invisível como o vento, mas pode ser muito poderoso. Ainda que não possamos ver o próprio vento, naturalmente, podemos sentir sua presença e muitas vezes ver seu efeito. Desde uma leve brisa até as rajadas mortais, o vento pode ser uma força muito poderosa. Quando o Espírito Santo é descrito como o vento, Sua atuação tem sido relacionada à ideia de trazer vida aos mortos. Isso pressupõe poder à potência máxima, algo que somente Deus é capaz de realizar.

A maneira pela qual isso é realizado permanece um mistério. Deus e Sua atuação mediante o Espírito Santo estão além do que podemos compreender plenamente, assim como muitas coisas seculares e sagradas.

Isso não significa que seja impossível saber o que o Espírito Santo realiza. Mas devemos reconhecer que a virtude apropriada para lidar com os mistérios divinos é a humildade. Essa atitude nos faz reconhecer a grandeza de Deus e as nossas limitações como criaturas. Ela nos faz admitir a necessidade que temos da revelação divina.

Ellen G. White declarou apropriadamente: “Os mistérios da Bíblia, longe de ser um argumento contra ela, acham-se entre as maiores evidências de sua inspiração divina. Se não contivesse outras referências a Deus, mas somente o que podemos compreender; se Sua grandeza e majestade pudessem ser compreendidas pela mente finita, então a Bíblia não teria infalíveis evidências de sua origem divina, como tem” (Educação, p. 170).

Quais forças invisíveis da natureza podem impactar nossa vida? O que isso nos ensina sobre a realidade das influências invisíveis mas poderosas em nosso mundo?

Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site reavivados.org/

Comentários