A Bíblia não apresenta uma descrição sistemática da divindade do Espírito Santo. Em vez disso, encontramos indícios interessantes de que os escritores bíblicos consideravam o Espírito Santo igual a Deus. Existem várias passagens bíblicas em que a mesma ação é atribuída a Deus e depois também ao Espírito Santo. 1. Leia Atos 5:1-4. O que podemos concluir a respeito de Deus e do Espírito Santo a partir das palavras de Pedro a Ananias? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) Podemos concluir que mentir para o Espírito Santo é o mesmo que mentir para Deus, pois Eles estão em nível de igualdade.

B. ( ) Podemos concluir que mentir para o Espírito Santo é muito ruim, mas mentir para Deus é pior ainda, pois Deus é o Todo-Poderoso.

Se o Espírito Santo não fosse Deus, Pedro estaria falando, nessa passagem, de maneira muito descuidada e fatalmente enganosa. O aspecto interessante sobre a natureza do Espírito Santo, entretanto, é o fato de que o apóstolo Pedro coloca Deus e o Espírito no mesmo nível. No versículo 3, ele perguntou a Ananias por que ele havia mentido ao Espírito Santo, e continuou no fim do versículo 4: “Não mentiste aos homens, mas a Deus.” Pedro equiparou claramente o Espírito Santo a Deus. A questão era que Ananias não estava apenas mentindo aos apóstolos, mas ao próprio Deus. Mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus. O Espírito Santo é Deus. A mensagem aqui é muito clara.

Devemos nos lembrar de que os cristãos da igreja primitiva eram um no coração e na mente (At 4:32, tradução livre). Essa unidade era fruto do Espírito Santo. Por isso, eles compartilhavam de maneira voluntária e livre o que possuíam. Mentir a respeito desse compartilhamento mútuo era negar a unidade da comunidade e contradizer o Espírito que a fortalecia e a tornava possível. A mentira de Ananias e da esposa falsificou a obra divina e a presença do Espírito Santo na comunidade da igreja primitiva. A desonestidade para com Deus é destrutiva e impede que o Espírito atue efetivamente na vida dos cristãos. Deus quer que O sirvamos de maneira completa. Visto que aquela nova comunidade de fé vivia um momento fundamental, Deus usou consequências drásticas para garantir que a nova igreja atuasse em harmonia e em verdade uns com os outros e estivesse disposta a ser conduzida pelo Seu Espírito.

Ananias e Safira venderam uma propriedade e doaram uma parte para a igreja. Qual é o problema de ficar com um pouco do dinheiro? O que essa história nos revela sobre o cuidado que precisamos ter quanto à maneira de justificar nossos atos?

Comentários