5. Leia Atos 9:36-42. O que Dorcas fez em Jope quando descobriu as necessidades dos que estavam ao seu redor? Em Atos 9:41, por que Pedro chamou “especialmente as viúvas” para vê-la ressuscitada?

Dorcas era uma discípula em ação. “Havia em Jope uma discípula por nome Tabita” (At 9:36). Será que as pessoas podem dizer: “Há em [nome da sua cidade] verdadeiros discípulos na igreja adventista de [localização da sua igreja], que são notáveis pelas boas obras e esmolas” (At 9:36)? Os “santos” são os membros da igreja cristã; “as viúvas” podem incluir tanto membros da igreja quanto pessoas da comunidade em geral. Dorcas servia igualmente a ambos os grupos. A nossa “Jope” deve ser tanto dentro quanto fora da igreja. O constante cuidado dos que estão dentro da igreja é também uma poderosa estratégia evangelística (ver At 2:42-47). Então as pessoas de fora dirão: “Vejam como aqueles adventistas se amam e cuidam uns dos outros!”

6. Leia João 13:34, 35 e João 15:12. Qual é a mensagem essencial desses três versos? Por que é tão importante que a igreja siga esse mandamento? Por que é tão difícil cumpri-lo?

Ao fazer um planejamento para servir às pessoas de fora da igreja, você deve considerar o estilo ou abordagem que irá usar. Amy Sherman descreve três estilos que uma igreja pode usar para servir à comunidade: (1) O estilo pioneiro se concentra em satisfazer as necessidades da comunidade que circunda a igreja. Aquela senhora que exercia um ministério relacionado à AIDS escolheu a comunidade próxima como sua “Jope”.
(2) O estilo jardineiro desenvolve laços de ministério com áreas que estão fora da vizinhança imediata de sua igreja, assim como os jardineiros veem seus jardins como uma extensão de sua casa. Às vezes, várias igrejas se associam para operar um centro de serviço comunitário fora das comunidades que cercam cada uma delas. Em certa cidade, várias igrejas se uniram para abrir uma loja de produtos saudáveis, da qual surgiu uma nova igreja. (3) O estilo pastor consiste em servir a uma população-alvo, em vez de atender a uma área geográfica específica. (Adaptado de Ronald J. Sider et al., Churches That Make a Difference: Reaching Your Community with Good News and Good Works [Igrejas que Fazem a Diferença: Alcançando a Sua Comunidade com as Boas-Novas e as Boas Obras]. Grand Rapids, Michigan: Baker Books, 2002, p. 146).

Comentários