Logo após o incidente com o jovem rico, o que aconteceu? “Então, Lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e Te seguimos; que será, pois, de nós (Mt 19:27)?”

Não há nada nessa citação que diga o que motivou a pergunta, mas ela pode facilmente ter sido feita em resposta direta ao fato de o jovem rico ter se retirado da presença de Jesus. Parece que Pedro estava deixando implícito que, diferentemente daquele homem, e de outros que haviam rejeitado Jesus ou O seguiram por algum tempo e depois O abandonaram, ele e os outros discípulos haviam deixado tudo por Jesus. Continuavam fiéis a Ele, mesmo com grande custo pessoal. Assim, a pergunta é: O que iremos ganhar com isso?

A partir de nossa perspectiva hoje, poderíamos ver a pergunta como outro indicativo de como os discípulos eram duros de coração e espiritualmente vagarosos. Por outro lado, por que não fazer uma pergunta como a de Pedro? Por que ele não devia ficar pensando no que obteria seguindo Jesus?

A vida é difícil, mesmo para os que têm o melhor dela. Todos estamos sujeitos a traumas, a desapontamentos, à dor de nossa existência caída. No século 19 um intelectual italiano chamado Giácomo Leopardi escreveu sobre a infelicidade geral dos seres humanos, dizendo que “enquanto alguém estiver sentindo a vida, estará também sentindo desprazer e dor”. A vida é frequentemente uma luta, e o bem neste mundo nem sempre compensa o mal que sofremos. Portanto, a pergunta de Pedro faz todo o sentido. Já que a vida é difícil, que vantagem temos por seguir Jesus? O que devemos esperar se fizermos o tipo de entrega que Jesus nos pede?

5. Como Jesus respondeu à pergunta? Mt 19:28-20:16

Note que Jesus não repreendeu Pedro por ser egoísta ou algo parecido. Deu-lhe primeiro uma resposta direta e, depois, contou a parábola sobre os trabalhadores e seu salário. Embora ao longo dos séculos haja surgido muita discussão a respeito do significado da parábola, o conceito básico dela é claro: receberemos de Jesus o que Ele nos prometeu.

Se alguém lhe perguntasse: “O que vou ganhar seguindo Jesus?”, o que você responderia?

Comentários