Se, como grande parte do mundo cristão argumenta, o sábado foi abolido, substituído, ultrapassado, cumprido (ou o que quer que seja), por que Jesus passou tanto tempo tratando de como guardar o sábado?

2. Leia os versos seguintes. Sobre quais questões existem divergências nesses textos? Sobre quais pontos não há divergência? Mt 12:1, 2; Lc 14:1-6; Mc 2:23- 28; Jo 5:9-16

uma galinha que estava sendo engordada para ser consumida, então o ovo podia ser consumido, porque esse não era o trabalho principal da galinha. Havia também uma sugestão de que o ovo botado no sábado por uma galinha poedeira podia ser consumido, contanto que a galinha fosse morta mais tarde por ter transgredido o sábado.

Está certo olhar-se no espelho no sábado? A resposta é: Não, porque se você vir um cabelo branco pode ser tentado a arrancá-lo, o que seria uma colheita e, como tal, transgressão do sábado.

Se sua casa pegar fogo no sábado, é certo tentar salvar suas roupas? A resposta é: Você deve tirar apenas uma muda de roupa. Contudo, se você vestir uma muda de roupa, então pode carregar outra muda. A propósito, se sua casa pegar fogo, não é certo pedir a um gentio que apague o fogo, mas se o gentio apagar o fogo assim mesmo, tudo bem.

É certo cuspir no sábado? A resposta é: Você pode cuspir em cima de uma rocha, mas não pode cuspir no chão, porque isso produziria lama ou argamassa.

Podemos rir dessas regras, porém, corremos o risco de fazer a mesma coisa à nossa própria maneira, não só a respeito do sábado, mas também de todos os aspectos de nossa fé, isto é, perder de vista o que é verdadeiramente importante e nos concentrar no que é trivial. Como evitar essa armadilha?

Comentários