6. Veja a saudação de Paulo à igreja de Roma: “A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Rm 1:7). Quais princípios da verdade, teologia e fé podemos aprender com essas palavras?

Amados de Deus. Embora seja verdade que Deus ama o mundo, em um sentido especial, Deus ama aqueles que O escolheram, aqueles que correspondem ao Seu amor.

Vemos isso na esfera humana. Amamos de maneira especial aqueles que nos amam; com eles há uma troca mútua de afeto. O amor exige resposta. Quando a resposta não é pronta, o amor é limitado em sua expressão mais plena. Chamados para serdes santos. Em algumas traduções, a expressão “para serdes” está em itálico, o que significa que os tradutores a adicionaram. Mas, se essas palavras forem omitidas o significado ainda estará intacto. Quando elas são omitidas, obtemos a expressão “chamados santos”, isto é, “nomeados santos”.

Santos é a tradução do grego hagioi, que literalmente significa “santos, sagrados”. Santo significa “dedicado”. Um santo é aquele que foi “separado” por Deus.

Ele ainda pode ter um longo caminho a percorrer na estrada da santificação, mas o fato de ter escolhido Cristo como Senhor é o que o designa como santo no significado bíblico do termo.

7. Paulo disse que eles foram chamados para ser santos. Isso significa que alguns não são chamados? Como Efésios 1:4, Hebreus 2:9 e 2 Pedro 3:9 ajudam a entender o que Paulo quis dizer?

A grande notícia do evangelho é que a morte de Cristo foi universal; foi por todos os seres humanos. Todos foram chamados para ser salvos nEle, “chamados para serem santos”, mesmo antes da fundação do mundo. A intenção original de Deus era que toda a humanidade encontrasse a salvação em Jesus. O fogo do inferno era destinado apenas ao diabo e seus anjos (Mt 25:41). Assim como alguém que faz greve de fome em um mercado não diminui o valor dos maravilhosos e abundantes alimentos encontrados ali, o fato de que algumas pessoas não aproveitam um presente oferecido não tira as qualidades e benefícios da dádiva apresentada.

Mesmo antes da fundação do mundo, Deus chamou você para ter salvação nEle. Por que você não deve permitir que nada o impeça de atender a esse chamado?

Comentários