“Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo mundo, é proclamada a vossa fé” (Rm 1: 8). Não se sabe como a congregação em Roma foi estabelecida. A tradição de que a igreja foi fundada por Pedro ou Paulo não tem fundamentação histórica. É possível que leigos a tenham fundado, pessoas que tinham se convertido no Dia de Pentecostes em Jerusalém (At 2), e que então visitaram ou se mudaram para Roma. Ou talvez, em algum período posterior, os conversos que se mudaram para Roma testemunharam de sua fé naquela capital mundial.

É surpreendente o fato de que, em poucas décadas desde o Pentecostes, uma congregação que, aparentemente não tinha recebido nenhuma visita apostólica, fosse tão amplamente conhecida. “Apesar da oposição, vinte anos após a crucifixão de Cristo havia uma igreja viva e fervorosa em Roma. Essa igreja era forte e zelosa, e o Senhor atuava em favor dela” (Comentário de Ellen G. White: Comentário Bíblico Adventista, v. 6, p. 1187).

Nesse contexto, “fé” provavelmente inclua o sentido mais amplo de fidelidade, isto é, fidelidade ao novo estilo de vida que tinham descoberto em Cristo. 8. Leia Romanos 15:14. Como Paulo descreveu a igreja de Roma? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) Uma igreja desvirtuada, que promovia heresias. B. ( ) Uma igreja bondosa, cheia de conhecimento e apta para admoestar os fiéis.

Paulo listou três coisas notáveis na experiência dos cristãos romanos. Eles eram:

1. “Possuídos de bondade”. Será que as pessoas dizem isso a nosso respeito? Ao se relacionarem conosco, nossa bondade abundante é o que atrai a atenção delas? 2. “Cheios de todo o conhecimento”. A Bíblia enfatiza repetidamente a importância do esclarecimento, informação e conhecimento. Os cristãos são estimulados a estudar a Bíblia e a se tornarem bem informados quanto aos seus ensinamentos.

“As palavras ‘um coração novo também te darei’ significam ‘uma nova mente te darei’. Uma transformação de coração é sempre acompanhada por uma convicção clara do dever cristão, uma compreensão da verdade” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MM 1953/1989], p. 24).

3. “Aptos para [se admoestarem] uns aos outros”. Ninguém pode prosperar espiritualmente isolando-se de outros cristãos. Precisamos encorajar os outros e, ao mesmo tempo, ser encorajados por eles.

Qual é a reputação da sua igreja? Será que ela tem alguma reputação? O que sua resposta revela sobre sua igreja? Como você pode ajudar a melhorar a situação?

Comentários