VERSO PARA MEMORIZAR: “Senhor, Tu me enganaste, e eu fui enganado; foste mais forte do que eu e prevaleceste. Sou ridicularizado o dia inteiro; todos zombam de mim” (Jr 20:7, NVI).

LEITURAS DA SEMANA: Jr 23:14, 15; Jr 20; At 2:37; Jó 3; Jr 18:1-10; Jr 18:18-23

Qualquer pessoa que estiver seguindo o Senhor por algum tempo aprenderá uma coisa: Crer em Jesus e buscar fazer a vontade dEle não garante uma passagem fácil pela vida. Conforme está escrito: “Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3:12). Essa é uma verdade que Jeremias certamente estava aprendendo por si mesmo.

Contudo, em tempos de provação nossa fé pode nos dar uma compreensão mais ampla, com a qual podemos nos firmar em meio às lutas. Ou seja, quando nos sobrevêm sofrimentos e provações desleais e injustas (sem dúvida, muitas delas são), não temos que ser deixados sozinhos, com a sensação de falta de sentido e propósito, como ocorre muitas vezes com as pessoas que não conhecem o Senhor. Por mais difícil que seja o presente, podemos conhecer um pouco do quadro mais amplo e da esperança final que Deus oferece. A partir desse conhecimento e esperança podemos obter forças. Jeremias tinha certo conhecimento desse contexto, embora, às vezes, parecesse se esquecer dele e se concentrar apenas em suas tristezas.

Comentários