Leia, de Ellen G. White, “Os Mistérios da Bíblia”, p. 706, em Testemunhos Para a Igreja, v. 5; “A Salvação Para os Judeus”, p. 372-374, em Atos dos Apóstolos. Leia também “The SDA Bible Dictionary”, p. 922; e Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 509, 510.

“A salvação da humanidade não é resultado de uma reflexão tardia ou de um improviso que se tornou necessário devido a uma inesperada reviravolta nos acontecimentos depois do surgimento do pecado. Em vez disso, ela tem sua origem em um plano divino para a redenção do homem, formulado antes da fundação deste mundo (1Co 2:7; Ef 1:3, 14; 2Ts 2:13, 14) e arraigado no eterno amor de Deus pela humanidade (Jr 31: 3).

“Esse plano abrange a eternidade passada, o presente histórico e a eternidade futura. Inclui realidades e bênçãos como a eleição e a predestinação para que fôssemos o povo santo de Deus e semelhantes a Cristo, a redenção e o perdão, a unidade de todas as coisas em Cristo, o selamento com o Espírito Santo, o recebimento da herança eterna e a glorificação (Ef 1:3-14). Fundamentais para esse plano são o sofrimento e a morte de Jesus, que não foi um acidente da história nem o produto de mera decisão humana, mas estava fundamentada no divino propósito redentor (At 4:27, 28). Jesus foi, na realidade, “o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13:8; Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 310).

Perguntas para discussão

1. Qual é o significado da Reforma Protestante? O mundo seria muito diferente sem ela?

2. Reflita sobre o fato de que fomos chamados para a salvação mesmo antes da fundação do mundo (Tt 1:1, 2; 2Tm 1:8, 9). Por que isso é tão encorajador? O que isso nos revela sobre o amor de Deus por todos os seres humanos? Por que é tão trágico quando as pessoas dão as costas ao que lhes foi tão graciosamente oferecido?

3. Como sua classe pode ajudar a melhorar a reputação da sua igreja?

Comentários