Em Gálatas 3:23, Paulo escreveu que, “antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei” (NTLH). Ao usar o termo “nós”, Paulo se referiu aos cristãos judeus nas igrejas da Galácia. Eles estavam familiarizados com a lei, e desde Gálatas 2:15 Paulo vinha falando especialmente para eles. Isso pode ser visto no contraste entre o termo “nós”, em Gálatas 3:23, e “vocês”, em Gálatas 3:26. Em Gálatas 3:23, Paulo disse: “antes que viesse a fé”. Visto que Paulo estava contrastando a posição da lei, antes e depois de Cristo (Gl 3:24), “a fé” provavelmente seja uma referência ao próprio Jesus e não à fé cristã em geral.

2. Paulo disse que os judeus estavam “guardados debaixo da lei” (ARC) antes da vinda de Cristo. O que ele quis dizer com a expressão”debaixo da lei”? Compare Gl 3:22, 23 com Rm 6:14, 15; 1Co 9:20; Gl 4:4, 5, 21; 5:18

Paulo usou a expressão “debaixo da lei” doze vezes em suas cartas. Dependendo do contexto, ela pode ter uma série de conotações diferentes.

1. “Debaixo da lei” como maneira alternativa de salvação (Gl 4:21). Os adversários de Paulo na Galácia estavam tentando obter, por meio da obediência, a justiça doadora de vida. No entanto, como ele já havia deixado claro, isso é impossível (Gl 3:21, 22). Mais tarde, ele até mesmo indicou que, desejando ficar debaixo da lei, os gálatas estavam realmente rejeitando Cristo (Gl 5:2-4).

2. “Debaixo da lei” no sentido de estar sob sua condenação (Rm 6:14, 15). Pelo fato de que a lei não pode expiar o pecado, a transgressão de suas exigências, em última análise, resulta em condenação. Todos os seres humanos se encontram nessa condição. A lei funciona como um carcereiro, prendendo todos os que a transgrediram e trouxeram sobre si mesmos a sentença de morte. Como veremos na lição de amanhã, o uso da palavra tutela [custódia] (Gl 3:23, ARA, NVI) indica que foi nesse sentido que Paulo usou a expressão “debaixo da lei” nessa passagem.

A palavra grega relacionada, ennomos, geralmente traduzida como “debaixo da lei”, significa literalmente “dentro da lei” e se refere a viver dentro das exigências da lei pela união com Cristo (1Co 9:21). Pelas “obras da lei”, ou seja, tentando guardar a lei à parte de Cristo, é impossível ser justificado, porque somente aqueles que se tornam justos mediante a fé viverão (Gl 3:11). Essa verdade não anula a lei; ela apenas mostra que a lei não pode nos dar a vida eterna. Seria tarde demais para isso. Afinal, a salvação já havia ocorrido na cruz.

Comentários