VERSO PARA MEMORIZAR: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9:23).

LEITURAS DA SEMANA: Jr 16:1-13; Os 1:1-3; Jr 27:1-18; Dn 4:25; Jr 28; 2Tm 4:3, 4

Como já vimos, os profetas de Deus pregavam não apenas pelas palavras, mas também por meio de lições objetivas. Às vezes tinham que representar na prática as próprias mensagens; era outra forma de fazer com que as pessoas as entendessem. Assim, Jeremias foi chamado a “representar” as palavras que iria dizer. Primeiro, teve que usar um jugo de madeira. “Assim me ordenou o Senhor: ‘Faça para você um jugo com cordas e madeira e ponha-o sobre o pescoço'” (Jr 27:2, NVI). Isso teria sido uma tarefa incômoda, mesmo na melhor das circunstâncias; nesse caso, tornou-se mais difícil, porque um falso profeta questionou o que Jeremias disse. Nesta semana poderemos ver, de maneira dramática, a verdade e o erro lutando pelo coração e pela mente das pessoas. Além disso, veremos como uma mensagem de graça também pode ser uma falsa mensagem.

Jeremias também foi proibido de lamentar quando outros estivessem lamentando, e de se alegrar quando outros estivessem se alegrando. Nesses casos, o objetivo era ajudar as pessoas a compreender o que aconteceria por causa dos seus pecados e, assim, se arrepender e obedecer, diminuindo as tristes consequências de seus atos pecaminosos.

Comentários