Leia, de Ellen G. White, “Auxílio na Vida Diária”, p. 470-472, em A Ciência do Bom Viver; “Cristo, o Centro da Mensagem”, p. 383, 384, em Mensagens Escolhidas, v. 1; “A Tentação e a Queda”, p. 60-62, em Patriarcas e Profetas; Evangelismo, p. 577, sobre o estudo das profecias e a salvação; “Justification”, p. 712-714, em The Seventh-day Adventist Encyclopedia; “Componentes da Salvação”, p. 313-325, no Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia.

“Muitos se enganam acerca do estado de seu coração. Não entendem que o coração natural é enganoso mais que todas as coisas, e desesperadamente perverso. Envolvem-se em sua própria justiça e se satisfazem em alcançar sua norma humana de caráter” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 320).

“Há grande necessidade de que Cristo seja pregado como única esperança e salvação. Quando a doutrina da justificação pela fé foi apresentada […], ela foi para muitos como água ao viajante cansado. O pensamento de que a justiça de Cristo nos é imputada, não por causa de qualquer mérito de nossa parte, mas como dom gratuito de Deus, parecia um pensamento precioso” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 360).

“De que maneira Adão prefigurava Cristo (Rm 5:14)? Assim como Adão se tornou causa de morte para seus descendentes, embora eles não tivessem comido da árvore proibida, também Cristo se tornou um Distribuidor de justiça àqueles que são dEle, embora eles não tenham merecido nenhuma justiça; porque mediante a cruz Ele assegurou (justiça) para todos os homens. A figura da transgressão de Adão está em nós, pois morremos como se tivéssemos pecado como ele. A figura de Cristo está em nós, pois vivemos como se tivéssemos cumprido toda a justiça como Ele o fez” (Martinho Lutero, Commentary on Romans [Comentário Sobre Romanos], p. 96, 97).

Perguntas para discussão

1. Escritores e filósofos lamentaram a completa insignificância da vida, porque ela termina na morte eterna. O que responder a eles? Por que a esperança em Jesus é a única resposta para a falta de sentido da vida?

2. A queda de Adão impôs uma natureza caída a todos nós, mas a vitória de Jesus ofereceu a promessa de vida eterna pela fé. O que impede as pessoas de receber essa bênção divina? Como podemos ajudar os que buscam entender essa oferta de Cristo?

Comentários