O Espírito Santo atuou intensamente na época do Antigo Testamento, embora Sua obra não pareça tão extensiva quanto no período do Novo Testamento. Com a vinda de Jesus, o Messias prometido, o ministério do Espírito Santo foi intensificado e Ele passou a conceder Seus dons a todos os cristãos. Embora o Novo Testamento revele que o Espírito Santo atua de muitas maneiras diferentes em nossa vida espiritual e na vida da igreja, talvez Sua obra mais importante seja a de glorificar Jesus Cristo.

4. Leia João 16:13, 14 e João 15:26. De acordo com Jesus, qual é a obra do Espírito Santo? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Fazer-nos enxergar nossa pequenez e nos humilharmos diante de Deus.
B. ( ) Acusar-nos dos nossos pecados, para que nos lembremos do Senhor Jesus.
C. ( ) Guiar-nos à verdade, convencer-nos do mal, dar testemunho de Cristo e glorificá-Lo.

Jesus disse que o Espírito Santo não fala de Si mesmo, mas dEle. Sua obra consiste em exaltar a obra redentora de Cristo. Ele Se mantém nos bastidores e coloca os holofotes sobre Jesus. J. I. Packer, de maneira muito apropriada, disse: “A mensagem do Espírito a nós nunca é ‘Olhe para Mim; escute-Me; venha até Mim; conheça-Me”, mas sempre é “Olhe para Ele e veja a Sua glória; ouça-O; ouça a Sua palavra; vá até Ele e você terá vida; conheça-O e experimente Seu dom de alegria e paz. O Espírito, poderíamos dizer, é o casamenteiro celestial, cujo papel é nos unir a Cristo e assegurar que permaneçamos juntos” (J. I. Packer, Keep in step with the Spirit: Finding fullness in our walk with God [Mantenha sintonia com o Espírito: Encontrando plenitude em nossa caminhada com Deus]; Grand Rapids: Baker Books, 2005, p. 57, 58).

Isso é muito importante. Qualquer ênfase sobre a obra do Espírito Santo que diminua a pessoa e obra de Jesus Cristo não procede do Espírito. Por mais importante que o Espírito de Deus seja para nossa vida espiritual, Ele nunca deve, em nosso pensamento e para nossa salvação, tomar o lugar devido apenas a Jesus Cristo. Onde quer que Cristo seja exaltado, o Espírito Santo está em ação. É por isso que somos chamados cristãos, isto é, seguidores de Cristo (compare com At 11:26), em vez de seguidores do Espírito (veja Graham A. Cole, He who gives life: a doctrine of the Holy Spirit, [Aquele que dá vida: uma doutrina sobre o Espírito Santo]; Wheaton, Ill. Crossways Books, 2007, p. 284).

Por que é tão importante exaltar o Senhor ressurreto em tudo o que fazemos? Afinal, pense no que Jesus fez por nós. Devemos tudo a Ele. Como podemos demonstrar nossa gratidão (veja, por exemplo, 2Ts 1:11, 12)?

Comentários