VERSO PARA MEMORIZAR: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3:20).

LEITURAS DA SEMANA: Ap 2:1-7; Os 2:13; Ap 2:8-17; 2:18–3:6; Is 60:14; Ap 3:14-22

Dos 12 apóstolos, João foi o último a morrer. Além de escrever o Evangelho e as epístolas que trazem seu nome, escreveu também o Apocalipse. Porém, nos concentraremos apenas em sua descrição das sete igrejas. Iremos estudá-las na perspectiva dos destinatários originais, para extrair o máximo possível de suas palavras.

Um fato que se destaca é que Jesus personaliza a maneira de lidar com cada igreja. Todas elas têm diferentes necessidades, e Ele satisfaz cada uma delas.

Um dos desafios apresentados é que essas igrejas lutavam com a questão da própria identidade, assim como ocorre conosco hoje. Será que seus membros estão tomando uma posição clara ao lado de Jesus e do chamado que Ele lhes fez para testemunhar a um mundo agonizante? Ou será que estão com um pé de cada lado, tentando parecer cristãos mas, na privacidade, sentindo-se mais à vontade com os poderes das trevas? Embora nos consideremos a última dessas igrejas, ficará claro que, por mais diferentes que sejam as circunstâncias, em muitos aspectos enfrentamos os mesmos desafios que as igrejas enfrentaram ao longo dos séculos.

No próximo sábado, 19 de março, começaremos o evangelismo de Semana Santa, que terá como tema “ComPaixão”. Mobilize os pequenos grupos, as classes da Escola Sabatina e todos os ministérios na distribuição dos convites aos amigos da igreja. Desafie cada pessoa a levar pelo menos um amigo às reuniões.

Comentários