VERSO PARA MEMORIZAR: “‘Que o Senhor seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, caso não façamos tudo o que o Senhor, o seu Deus, nos ordenar por você” (Jr 42:5, NVI).

LEITURAS DA SEMANA: Jr 40:7-16; Jr 41–43; Êx 16:3; Nm 16:13; Jr 44

A lição desta semana nos leva para perto do fim da saga do profeta Jeremias. Todavia, este não é um final do tipo “e viveram felizes para sempre”. Em certo sentido, poderíamos resumir o estudo desta semana, e até uma boa porção do livro de Jeremias, dizendo que o que vemos nele é um exemplo dos limites da graça.

Isto é, a graça não irá salvar aqueles que se recusam completamente a aceitá-la. A despeito do que o Senhor lhes havia falado, oferecendo-lhes salvação, proteção, redenção, paz e prosperidade, todos, exceto um pequeno e fiel remanescente, desprezaram e rejeitaram a oferta de Deus.

E o que dizer de Jeremias? Sua vida e sua obra, segundo todas as aparências humanas, pareciam ter sido em vão! O “profeta chorão” tinha muitos motivos para chorar. Mesmo depois de ter acontecido tudo a respeito do que ele havia advertido, as pessoas ainda se apegavam a seus pecados, ao paganismo e à rebelião, desafiando abertamente o profeta em sua presença e zombando da Palavra de Deus a eles enviada.

Nós mesmos precisamos ter cuidado! A graça é graça porque é dada aos que não a merecem, mas não é dada aos que se recusam a aceitá-la.

Comentários