“7. Leia Romanos 3:1-4. Embora o contexto imediato dessa passagem seja a infidelidade de algumas pessoas à aliança com Deus, qual é a questão mais importante ali? O que Paulo disse a respeito de Deus? Analise as afirmações abaixo e marque as alternativas corretas:

A. ( ) Paulo falou sobre a justiça de Deus.

B. ( ) Ele destacou a fidelidade do Senhor.

C. ( ) Paulo tratou do assunto da circuncisão.

D. ( ) O apóstolo não falou a respeito de nenhum desses assuntos.

Citando Salmos 51:4, Paulo falou a respeito de como o próprio Senhor será “justificado em [Suas] palavras e [vencerá] quando for julgado” (Rm 3:4, ARC). A ideia apresentada aqui aparece em várias passagens das Escrituras. Ela é chamada de teodiceia, que significa compreender a bondade de Deus em face do mal. É a velha questão que temos estudado durante toda a semana. Na verdade, o próprio tema do grande conflito é uma teodiceia. Diante dos seres humanos, dos anjos e de todo o Universo, a bondade de Deus será revelada a despeito do mal que se manifesta no mundo.

“Todas as questões sobre a verdade e o erro no prolongado conflito foram agora esclarecidas. Os resultados da rebelião, os frutos de se colocar de parte os estatutos divinos, foram revelados à vista de todos os seres criados. Os resultados do governo de Satanás em contraste com o de Deus foram apresentados a todo o Universo. As próprias obras de Satanás o condenaram. A sabedoria de Deus, Sua justiça e bondade, acham-se plenamente reivindicadas. Vê-se que toda a Sua ação no grande conflito foi orientada para o bem eterno de Seu povo, e o bem de todos os mundos que criou” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 670, 671).

Por mais difícil que seja entender o sofrimento agora, porque estamos imersos neste mundo de pecado e sofrimento (e se é difícil para nós, imagine o que Jó deve ter pensado!), quando tudo isso tiver terminado, seremos capazes de ver a bondade, a justiça e o amor de Deus em todo o Seu trato com a humanidade, com Satanás e com o pecado. Isso não significa que tudo o que acontece seja bom; claramente não é! Apenas significa que Deus cuida desse assunto da melhor maneira e, quando terminar essa terrível experiência com o pecado, iremos exclamar: “Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações” (Ap 15:3).

Por que é tão importante louvar a Deus, mesmo agora, em meio às provações que parecem tão difíceis de suportar?”

Comentários