7. Leia Miqueias 6. Sobre o que Senhor estava falando nesse capítulo?

Miqueias se uniu aos outros profetas do Antigo Testamento que enfatizaram que as formas externas de religião destituídas da manifestação humilde e intencional de justiça e misericórdia nunca são aceitáveis a um Deus justo e misericordioso.

8. Qual é a mensagem crucial de Miqueias 6:8?

“A verdadeira religião é prática. Sem dúvida, inclui os ritos e as cerimônias da igreja, mas […] não é tanto uma questão de se abster do alimento quanto é de compartilhar o alimento com o faminto. A bondade na prática é o único tipo de religião reconhecida no juízo divino” (Comentário Bíblico Adventista, v. 4, p. 325). Hoje Deus ainda rejeita a apostasia de uma religião externa que exclui a piedade prática expressa em Miqueias 6:8. Nossas formas religiosas não são um fim em si mesmas; são um meio para um fim, e esse fim é Cristo, que deve ser revelado em nós. Na introdução da lição desta semana, conhecemos duas famílias que se mudaram para uma comunidade “sem esperança” com o objetivo de atender às necessidades das pessoas que moravam ali. As duas famílias formaram, na sala de estar de uma das casas, um pequeno grupo com amigos da vizinhança. Os membros desse pequeno grupo em crescimento oraram fervorosamente para que Deus lhes mostrasse como reavivar sua comunidade. Fizeram parceria com uma agência cristã de projetos sociais e começaram a recrutar voluntários para se unir a eles na reconstrução das casas destruídas que havia ao redor. Se você visitasse aquele lugar hoje, veria que ela é uma nova e próspera comunidade, que está muito melhor do que antes. Isso se tornou uma realidade porque uma pequena igreja decidiu demonstrar o amor de Jesus de modo prático, o que transformou sua comunidade. O que essa obra revela é uma forma bem prática e poderosa pela qual Cristo conseguiu atuar através de Seu povo para alcançar outras pessoas e ajudá-las.

Embora Deus estivesse falando para Seu povo como um todo, em Miqueias 6:8 o pronome está no singular. Deus estava falando com cada um pessoalmente. De que forma você revela o que Deus diz que “é bom”?

Comentários