Para apreciar verdadeiramente a história de hoje sobre Tiago e João (e a mãe deles), narrada em Mateus 20:20-27, leia primeiro Lucas 9:51-56. Esse evento ocorreu quando Jesus e Seus discípulos partiram para Jerusalém, somente alguns dias antes de Tiago e João perguntarem se podiam se assentar à direita e à esquerda de Jesus no reino.

6. Leia Mateus 20:20-27. O que Lucas 9:51-56 nos diz sobre Tiago e João? Eles estavam ou não prontos para se assentarem à direita e à esquerda de Jesus no reino?

Tiago e João, os “filhos do trovão”, evidentemente ainda estavam mais preocupados com seu próprio futuro do que com a salvação dos que estavam ao seu redor, mesmo depois de terem sido enviados para evangelizar as regiões vizinhas. A seu próprio modo, essa história é um pouco parecida com a que examinamos ontem, a respeito da pergunta de Pedro quanto ao que eles ganhariam seguindo Jesus.

Examine cuidadosamente a resposta de Jesus neste caso: “Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que Eu hei de beber e ser batizados com o batismo com que Eu sou batizado?” (Mt 20:22, ARC). Em outras palavras, identificar-se com a glória futura de Jesus significa, primeiro, identificar-se com Seu sofrimento e morte, algo que eles não tinham previsto e para o qual não estavam prontos. O fato de que responderam imediatamente: “Podemos” (Mt 10:22) mostra que eles não sabiam a respeito do que Ele os estava advertindo. Com o tempo, porém, ficariam sabendo.

É apresentado aqui um contraste interessante, sobre o qual nós mesmos precisamos pensar. Como vimos na lição de ontem, foram-nos prometidas coisas maravilhosas, e até mesmo a “vida eterna” (Mt 19:29), se seguirmos Jesus. Ao mesmo tempo, também, a Bíblia deixa claro que, neste mundo, seguir Jesus tem um custo, e às vezes ele é alto. O próprio Jesus, mais tarde, contou a Pedro que ele iria sofrer a morte de mártir (ver Jo 21:18, 19). Ao longo da História, e mesmo hoje em dia, muitos crentes têm pago um alto preço por seguir Jesus. Na verdade, talvez fosse sábio nos perguntarmos se não há algo errado com nossa caminhada cristã caso não estejamos pagando um preço alto por seguir ao Senhor. Porém, qualquer que seja o preço, ainda é muito barato.

O que o fato de seguir a Cristo lhe tem custado? Pense nas implicações de sua resposta.

Comentários