A Bíblia diz que os seres humanos foram originalmente criados à “imagem” de Deus (Gn 1:27). Uma imagem pode ser bidimensional, como um reflexo no espelho ou uma fotografia, ou tridimensional, como uma estátua ou um holograma.

Pode ser também intangível, como no caso de uma imagem mental, isto é, uma ideia que concebemos. O que a Bíblia quer dizer nessa passagem?

1. Leia Gênesis 1:26, 27. Como as Escrituras explicam o que significa ser feito à “imagem” de Deus? Ver também Gn 1:31; Dt 6:5; 1Ts 5:23

Com a criação de nossos primeiros pais, Deus estabeleceu um novo padrão para a vida na Terra: o homem e a mulher. Em meio a todas as outras criaturas formadas, somente eles foram criados à imagem de Deus. Não eram símios evoluídos.

Como seres humanos, tanto eles quanto nós somos radicalmente diferentes de todas as outras formas de vida na Terra, e a teologia que diminui essa diferença degrada a humanidade.

Deus “lhes chamou pelo nome de Adão” (Gn 5:2), isto é, os dois, o homem e a mulher, embora fossem seres distintos, ainda assim eram um. Juntos, em sua plenitude e perfeição, representavam a imagem de Deus.

A natureza da imagem de Deus é completa: “Quando Adão saiu das mãos do Criador, trazia em sua natureza física, intelectual e espiritual, a semelhança de seu Criador” (Ellen G. White, Educação, p. 15; itálicos acrescentados).

A palavra para “imagem” no hebraico é tselem e a palavra para “semelhança” é demuth. Esses termos podem sugerir o físico (tselem) e o interior (demuth), sendo que este último inclui os aspectos espiritual e mental do ser humano. Ellen G. White reconheceu isso quando disse que o homem foi feito à imagem de Deus, “tanto na aparência exterior como no caráter” (Patriarcas e Profetas, p. 45).

Deuteronômio 6:5 menciona as várias dimensões do ser humano: alma (dimensão espiritual), coração (mente, dimensão mental) e força (corpo físico). Há um padrão semelhante em 1 Tessalonicenses 5:23. Um ser humano feito à imagem de Deus inclui naturalmente todas essas dimensões.

Embora haja muito mais coisas relacionadas a essa ideia de ser feito “à imagem de Deus”, a Bíblia é clara: o ser humano é uma criação distinta e singular. Nenhuma outra criatura se assemelha a ele. Por que é importante conservar sempre em mente essa distinção?

Comentários