A história de Jó termina num tom positivo, em comparação com a história de outros personagens bíblicos e, muitas vezes, de outras pessoas em geral. Estudiosos da Bíblia por vezes discutem a respeito da “restauração” de Jó. De fato, até certo ponto muitas coisas lhe foram restauradas.

Mas se esse fosse o completo fim da história, pergunto com toda a sinceridade: A história realmente estaria completa? Certamente, as coisas melhoraram para Jó, e melhoram muito! Mas apesar disso, Jó um dia acabou morrendo. Todos os seus filhos e filhas também morreram, todos os seus netos e netas, e assim por diante. Com certeza, todos eles, de alguma forma, também enfrentaram muitos dos mesmos traumas e provações que enfrentamos, aflições que simplesmente retratam a realidade da vida neste mundo caído. Pelo que sabemos, Jó nunca conheceu as razões por trás das calamidades que lhe sobrevieram. Ele teve mais filhos, mas, e quanto à sua tristeza e luto por aqueles que havia perdido? O que dizer das cicatrizes que ele certamente carregou pelo resto da vida? A história de Jó teve um final feliz, porém não foi completamente feliz. Restaram muitas partes incompletas, muitas perguntas sem respostas.

A Bíblia afirma que o Senhor “mudou a sorte de Jó” (Jó 42:10) e, de fato, a mudou, principalmente quando a comparamos com tudo o que havia acontecido antes. Mas ainda restavam muitas coisas incompletas, sem resposta, não realizadas. Isso não deveria nos surpreender, não é mesmo? Afinal de contas, não importa qual seja o “final” da nossa história neste mundo, bom ou ruim, feliz ou infeliz, algumas coisas ainda continuam incompletas, sem resposta e não realizadas.

Por isso, de certa forma o final da história de Jó pode ser entendido como um símbolo, embora fraco, do verdadeiro final de todo sofrimento e infortúnio humanos.

Ele é um prenúncio da grande esperança e da promessa que temos, mediante o evangelho de Jesus Cristo, de uma restauração plena e completa, de modo que a restauração de Jó pareça insignificante.

3. De acordo com 1 Coríntios 4:5, nesta vida algumas coisas permanecerão sem resposta, incompletas e não realizadas. Esse texto nos aponta uma esperança. Que esperança é essa? Marque a(s) alternativa(s) correta(s):

A. ( ) A esperança de que um dia Deus revele aqui nesta Terra todas as respostas que desejamos encontrar.
B. ( ) A esperança de que dias melhores virão e que, pela nossa própria experiência, aprenderemos a responder as inquietações da nossa existência.
C. ( ) A esperança da volta de Jesus, quando tudo o que está oculto será trazido à luz, e tudo que foi perdido será restaurado.
D. ( ) A esperança de nos encontrarmos como indivíduos e entendermos nosso papel na Terra.

Comentários