Quaisquer que fossem os diversos conceitos dos judeus a respeito da vinda do Messias, uma coisa era certa: o Cristo seria da linhagem de Davi. (Até hoje, muitos judeus religiosos que aguardam o Messias acreditam que Ele deve vir da casa de Davi.) Foi por isso que Mateus começou seu evangelho com a linhagem de Cristo; ele desejava estabelecer Sua identidade como o Messias. Devido ao fato de que o Cristo devia ser descendente de Abraão (Gn 22:18; Gl 3:16), o pai da nação judaica, e da linhagem de Davi, Mateus logo no início procurou mostrar a linhagem de Jesus e como Ele estava diretamente ligado não só a Abraão (como a maioria dos israelitas estava), mas ao rei Davi. Muitos comentaristas acreditam que Mateus tinha em mente, primariamente, um público judeu; daí sua forte ênfase em estabelecer as credenciais messiânicas de Jesus de Nazaré.

2. Leia os textos seguintes.
Como eles nos ajudam a compreender a ideia que Mateus procurou transmitir? 2Sm 7:16, 17
Is 9:6, 7
Is 11:1, 2
At 2:29, 30

Tudo isso nos ajuda a entender a forma pela qual Mateus iniciou seu evangelho:
“Livro da genealogia de Jesus Cristo, Filho de Davi” (Mt 1:1). No início do Novo Testamento, Jesus Cristo é descrito como “Filho de Davi”. Perto do final do Novo Testamento, o próprio Jesus disse as seguintes palavras: “Eu, Jesus, enviei o Meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã” (Ap 22:16). Além de tudo o mais que Jesus é, Ele continua sendo “a Raiz e a geração de Davi”.
Que poderoso testemunho da natureza humana de Jesus e de Sua humanidade essencial! Nosso Criador Se ligou a nós de um modo que mal conseguimos imaginar.

Comentários