A Bíblia é, entre outras coisas, um livro de história. Porém, ela não é simplesmente um livro histórico, pois fala de acontecimentos do passado e de eventos históricos para nos transmitir lições espirituais. A Bíblia utiliza fatos do passado para nos ensinar verdades de como devemos viver hoje (veja 1Co 10:11).

No entanto, a Bíblia não fala apenas do passado. Em teologia, utilizamos o termo escatologia para nos referir aos eventos dos últimos dias (ao fim dos tempos). Esse termo é derivado de uma palavra grega cujo significado é “último”. Às vezes, ele é utilizado para abranger crenças sobre a morte, julgamento, Céu e inferno. Ele também se refere à promessa que temos de uma nova existência, em um mundo novo. A Bíblia fala muitas coisas a respeito do fim dos tempos. O livro de Jó termina com sua morte. Se esse fosse o único livro que tivéssemos, poderíamos crer que a história de Jó tivesse terminado como terminam todas as outras: com a morte. Não haveria nenhuma esperança.

A Bíblia, porém, nos ensina algo mais. Ela mostra que, no fim dos tempos, o reino eterno de Deus será estabelecido. Ele existirá para sempre e será o lar eterno dos remidos. Diferentemente dos reinos terrestres que surgiram e caíram, esse será eterno. 4. Leia Daniel 2:44 e 7:18. Esses versículos apontam para uma esperança. Que esperança é essa? Analise as afirmações abaixo e marque a única opção correta:

I. A esperança de que não teremos mais lutas aqui na Terra e de que o ser humano resolverá sozinho seus problemas.

II. A esperança da volta de Jesus e da destruição dos reinos deste mundo.

III. A esperança da chegada do reino eterno, que perdurará para sempre.

A. ( ) A alternativa I está correta.

B. ( ) As alternativas II e III estão corretas.

C. ( ) As alternativas I e II estão corretas.

“O grande plano da redenção tem como resultado trazer de novo o mundo ao favor de Deus, de maneira completa. Tudo o que se perdeu pelo pecado é restaurado. Não somente o homem é redimido, mas também a Terra, a fim de ser a eterna habitação dos obedientes. Durante seis mil anos Satanás tem lutado para manter a posse da Terra. Agora se cumpre o propósito original de Deus ao criá-la. ‘Os santos do Altíssimo receberão o reino, e possuirão o reino para todo o sempre, e de eternidade em eternidade'” (Dn 7:18; Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 342).

O livro de Jó realmente termina com a sua morte. A boa notícia para nós, e para Jó, é que o fim de seu livro não é o fim de sua história. E nossa morte igualmente não será o fim da nossa história.

Comentários