O que as passagens seguintes dizem sobre a natureza humana? Quais fortes evidências temos de que essas declarações são verdadeiras? Rm 3:9, 10; 5:8; Jo 2:25; Jr 17:9
Como tem sido dito com frequência, mas vale a pena repetir, a Bíblia não pinta um quadro otimista do ser humano nem da natureza humana.
Da queda no Éden (Gn 3) à queda de Babilônia, nos últimos dias (Ap 18), a triste condição da
humanidade é facilmente revelada. Embora tenhamos a tendência de idealizar, por exemplo, os primeiros tempos da igreja, anteriores à grande “apostasia” (2Ts 2:3), isso é um erro (ver 1Co 5:1). Todos nós somos pessoas caídas, prejudicadas, e isso inclui a linhagem da qual o próprio Jesus veio.
O erudito Michael Wilkins escreveu: “A autenticidade e a improbabilidade dessa genealogia deve ter deixado atônitos os leitores de Mateus.
Os ancestrais de Jesus eram seres humanos com todas as falhas, mas com todo o potencial das pessoas em geral. Deus atuou através deles para fazer acontecer Sua salvação. Não há um padrão de justiça na linhagem de Jesus. Encontramos adúlteros, prostitutas, heróis e gentios.
O ímpio Roboão foi o pai do ímpio Abias, que foi o pai do bom rei Asa. Asa foi o pai do bom rei Josafá […], que foi o pai do ímpio rei Jeorão. Deus estava trabalhando ao longo das gerações, tanto boas quanto más, para realizar Seus propósitos.
Mateus mostra que Deus pode usar qualquer pessoa, por mais marginalizada e desprezada que seja, para realizar Seus propósitos. Essas são o próprio tipo de pessoa que Jesus veio salvar” (Zondervan Illustrated Bible Matthew [Comentário ilustrado Zondervan sobre o contexto histórico
da Bíblia: Mateus]. Grand Rapids: Zondervan, 2002; p. 9).
Essa é a ideia da qual precisamos nos lembrar, não só quando olhamos para os outros, mas também quando olhamos para nós mesmos. Qual cristão, em algum ponto de sua caminhada, não fica desanimado, não questiona sua fé, não cogita se é ou não verdadeiramente convertido? Com muita frequência, também, o que produz esse desânimo é nossa natureza caída, nossos pecados e falhas.
Assim, em meio ao desespero, podemos e devemos extrair esperança do fato de que Deus conhece todas essas coisas e que foi por pessoas exatamente como nós que Cristo veio a este mundo.
A quais promessas bíblicas você pode se apegar em momentos de desânimo e de desespero espirituais?

Comentários