A Palavra de Deus destaca certas condições necessárias para que o Espírito habite em nós.

Examinaremos as mais importantes hoje e amanhã.

3. Leia Atos 2:37, 38. Qual é a primeira condição para receber o Espírito Santo? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) Arrependimento e batismo nas águas.

B. ( ) Ter o dom de línguas.

Uma condição para receber o dom do Espírito Santo é o arrependimento. Quando ouvimos a Palavra de Deus, nossa consciência é despertada e podemos ser levados a uma compreensão da nossa verdadeira pecaminosidade e condição de perdidos. O verdadeiro arrependimento é mais do que apenas lamentar as terríveis consequências do pecado. É uma mudança completa no coração e na mente, para que possamos ver o pecado como ele realmente é: um mal horrendo e uma rebelião contra Deus. A única maneira de sentir o verdadeiro arrependimento é ser tocado pelo amor de Deus: “Ou desprezas a riqueza da Sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Rm 2:4). 4. Leia Gálatas 3:14 e Tiago 1:6-8. Seria possível receber o Espírito Santo se não confiássemos na Palavra de Deus?

Jesus prometeu enviar o Espírito como Seu representante. Pela fé recebemos o dom prometido.

Mas se duvidamos da promessa de Deus e não confiamos em Sua Palavra, somos como uma pessoa vacilante e não podemos esperar receber nada da parte dEle. A fé é mais do que uma aceitação intelectual. É colocar nossa vida em risco, crendo que Deus cumprirá Sua palavra e não nos decepcionará, independentemente do que acontecer.

5. Leia Lucas 11:8-10, 13. Por que a intercessão persistente faz a diferença? Complete as lacunas: Porque ela nos prepara para ____________________________________ de Deus as __________________________ que, com __________________________, rogamos a Ele.

Deus é bom e amável, mais do que podemos ser com os nossos próprios filhos. Nossa intercessão persistente não muda Sua mente. A oração nos transforma e nos leva à presença dEle. Ela não faz o Senhor descer a nós, mas nos eleva até Ele. Nossas orações simplesmente revelam nossa determinação e nos preparam para a dádiva.”

Comentários