Em Mateus 11:20-27, Jesus começou com uma poderosa repreensão a algumas das cidades da Galileia que rejeitaram Seu ministério. O que torna tão assustadora essa repreensão e Sua advertência de condenação é que essas cidades haviam recebido grandes oportunidades de conhecer a verdade. Cristo, a Verdade (Jo 14:6), tinha andado como ser humano entre seus habitantes. E, se isso não bastasse, também havia realizado ali “numerosos milagres” (Mt 11:20); contudo, eles não quiseram se arrepender. Na verdade, Jesus disse que, se os “milagres” (Mt 11:23) que Ele havia feito em Cafarnaum tivessem sido feitos em Sodoma, “teria ela permanecido até ao dia de hoje”. Em outras palavras, eles eram piores do que os sodomitas. Logo depois disso, nos versos 25 a 27, Jesus começou a orar, agradecendo ao Pai e falando sobre Seu relacionamento com Ele. Reconheceu, também, tudo o que o Pai Lhe havia concedido, mostrando ainda mais claramente que as cidades que O rejeitaram enfrentariam consequências trágicas.

1. Leia Mateus 11:28-30. Por que essas palavras de Jesus foram colocadas exatamente nesse ponto, logo após Sua oração e depois da lamentação sobre as cidades incrédulas?

Depois de condenar a incredulidade e reafirmar Sua intimidade com o Pai, Jesus ofereceu, a todos os cansados, descanso nEle. Em outras palavras, Ele estava dizendo às pessoas que não cometessem o mesmo erro que aquelas cidades haviam cometido ao rejeitá-Lo. Ele tem autoridade e poder para cumprir o que promete, e prometeu que, quando formos a Ele, encontraremos descanso para a alma. Em vista do contexto, esse descanso inclui a paz, a certeza da salvação e a esperança que aqueles que O rejeitam não têm.

O que mais Jesus quis dizer quando prometeu que nos dará descanso? Isso significa inatividade? Quer dizer que qualquer coisa serve? Claro que não. Jesus tem um padrão muito elevado para nós; vimos isso no Sermão do Monte. Mas o relacionamento com Jesus não tem o objetivo de nos deixar exaustos. Aprendendo dEle, imitando-O e imitando Seu caráter, podemos achar descanso para muitos fardos e problemas da vida. Como veremos, uma das expressões desse descanso se encontra na guarda do sábado.

Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/ Como você experimenta o descanso prometido por Jesus? Qual é a relação entre ser “manso e humilde” e carregar um fardo leve?

Comentários