Leia as seguintes passagens sobre a restauração da imagem de Deus: Rm 8:29; Cl 1:15; 3:9-11; 2Co 3:18; 5:17. Leia, de Ellen G. White, “A Criação”, “A Tentação e a Queda” e o “O Plano da Redenção”, em Patriarcas e Profetas, p. 44-70.

Fomos chamados por Deus para trabalhar pelo bem dos outros, procurando mostrar- lhes as promessas de esperança e restauração que recebemos em Jesus. Algumas igrejas proporcionam restauração física para as pessoas de sua comunidade com programas e serviços de saúde. Além disso, o sistema de hospitais e clínicas da igreja funciona com o mesmo objetivo. A restauração e o aperfeiçoamento mental podem ocorrer através de aulas que capacitem a comunidade a satisfazer suas necessidades. As igrejas também podem estabelecer ou melhorar escolas locais, dar cursos de capacitação profissional, aulas de alfabetização, reforço escolar, treinamentos, aconselhamento psicológico, etc. Ao continuar sua busca por restauração e vida abundante, muitas pessoas da comunidade perceberão que precisam de restauração espiritual e moral também, embora a princípio não pensassem assim. Na verdade, esse é um aspecto-chave na restauração da imagem de Deus (ver Ef 4:22-24). A igreja está posicionada e preparada de maneira singular para satisfazer essas necessidades espirituais, mais do que qualquer organização secular voltada para a área social ou de saúde. Perguntas para reflexão

1. Qual é o propósito da restauração física? Afinal de contas, não importa o que façamos para ajudar outros a recuperar a saúde, a menos que o Senhor volte durante o tempo de vida dessas pessoas, a maioria delas sucumbirá à doença e aos efeitos destrutivos da idade. Por que isso é uma prova ainda maior de que a plena restauração só ocorrerá na vinda de Jesus?

2. O que significa começar a ser restaurado à imagem de Deus agora? Por que precisamos ter uma noção clara de Deus para que essa restauração aconteça? Como aprender a não desistir quando não vemos o progresso que gostaríamos de alcançar?

Comentários