Assim como o Espírito Santo foi essencial na comunicação da Palavra de Deus escrita, Ele também é fundamental em nos ajudar a compreendê-la corretamente. Os seres humanos são obscurecidos em sua compreensão da verdade; eles são, por natureza, alienados de Deus (Ef 4:18). Por isso, o mesmo Espírito que revelou e inspirou a Palavra de Deus é o único que nos habilita a compreendê-la. O problema não é que a Bíblia seja um livro obscuro. O problema é a nossa postura, maculada pelo pecado, para com o Deus que Se revela na Bíblia.

O Espírito Santo é um instrutor que deseja nos levar a uma compreensão mais profunda das Escrituras e a uma alegre apreciação da Palavra de Deus. Ele chama nossa atenção para as verdades bíblicas e nos dá novas percepções sobre essas verdades, para que a nossa vida seja caracterizada pela fidelidade e por uma amorosa obediência à vontade de Deus. No entanto, isso só pode acontecer se nos achegarmos à Bíblia com um coração humilde e disposto a aprender.

5. Leia 1 Coríntios 2:13, 14. O que Paulo escreveu sobre a nossa necessidade de interpretar as coisas espirituais espiritualmente? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) O homem pode compreender as coisas espirituais, pois elas lhes são reveladas através do eu interior, da natureza e da consciência.
B. ( ) O homem não pode compreender as coisas espirituais, pois elas se discernem espiritualmente. Somente o Espírito pode nos ajudar a compreendê-las.
C. ( ) O homem não pode compreender as coisas espirituais e jamais poderá. Está fadado a uma leitura humana das coisas.

Dependemos do Espírito Santo para compreender a Bíblia. Sem o Ele, o significado espiritual das palavras bíblicas não é discernido, mas apenas o seu significado linguístico. Além disso, como seres humanos pecadores, muitas vezes nos opomos à verdade divina, não porque não a compreendamos, mas porque preferimos não segui-la. Sem o Espírito Santo não há nenhuma simpatia pela mensagem de Deus. Consequentemente, não há nenhuma esperança, confiança ou amor da nossa parte. Aquilo que o Espírito vivifica está em harmonia com a verdade já proclamada na Bíblia.

“As muitas opiniões contraditórias que surgem com referência ao que a Bíblia ensina não têm sua origem em alguma obscuridade do livro em si mesmo, mas na cegueira e preconceito da parte dos intérpretes. Os homens deixam de lado as claras afirmações da Bíblia para seguirem seu próprio juízo pervertido” (Ellen G. White, Review and Herald, 27 de janeiro de 1885; Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 23, 24).

Comentários