As cenas iniciais do livro de Jó revelam alguns pontos cruciais. Em primeiro lugar, como foi afirmado anteriormente, elas revelam a realidade de outra dimensão além do que podemos compreender, uma dimensão celestial com seres celestiais além de Deus. Em segundo lugar, essas cenas mostram quanto nossa vida na Terra está ligada à esfera celestial. Os acontecimentos da Terra não estão desconectados dos seres celestiais que atuam neste planeta. Em terceiro lugar, essas cenas revelam um conflito moral no Céu que está relacionado ao que ocorre neste mundo.

Em suma, os versos iniciais do livro de Jó e os que se seguem são um retrato em miniatura do grande conflito. Embora esse conflito tenha uma escala cósmica, ele se manifestou na vida de um homem chamado Jó. Como veremos, as questões envolvidas nessa guerra estão relacionadas a todos nós.

5. O livro de Jó mostra Satanás em confronto com Deus. O que ele não mostra é como esse confronto começou. Os versos a seguir nos ajudam a compreender melhor o conflito. Relacione as colunas aos textos bíblicos:

1. Is 14:12-14

A. ( ) O orgulho do diabo.

2. Ez 28:12-16

B. ( ) O desejo do coração de Lúcifer, chamado de filho da alva.

3. 1Tm 3:6 C. ( ) A profecia contra o rei de Tiro, que se aplica à queda do querubim da guarda.

Ellen G. White se referiu à “lei do amor” como sendo o fundamento do governo de Deus. Ela observou que, visto que Deus não deseja uma “obediência forçada”, Ele “concedeu o livre-arbítrio” a todas as Suas criaturas morais. Entretanto, “houve um ser que perverteu a liberdade que Deus concedeu às Suas criaturas. O pecado teve origem com aquele que, abaixo de Cristo, foi o mais honrado por Deus, e o mais elevado em poder e glória entre os habitantes do Céu” (Patriarcas e Profetas, p. 35).

Ela ainda cita os textos de Isaías e Ezequiel a fim de descrever a queda de Satanás. O conceito crucial aqui é a “lei do amor” e a realidade do livre-arbítrio. A Bíblia nos diz que Satanás se exaltou e se tornou orgulhoso por causa de sua própria beleza e esplendor. Não sabemos por que isso aconteceu. Deve fazer parte daquilo que 2 Tessalonicenses 2:7 chama de “mistério da iniquidade”, uma conexão que faz todo sentido quando compreendemos quanto a lei de Deus está intimamente ligada ao fundamento de Seu governo. A questão é que, no momento em que Satanás aparece no livro de Jó, ele já havia caído, e o conflito proveniente da queda já estava em andamento. Você tem se deparado com escolhas importantes atualmente? Quais promessas bíblicas podem ser suplicadas para ajudá-lo a fazer as escolhas certas?

Comentários