1. Leia Romanos 5:1-5. Resuma a mensagem de Paulo. Qual lição você pode tirar para sua vida?

Ser justificado” é, literalmente, “ter sido justificado”. O verbo grego representa a ação como se ela estivesse completa. Fomos declarados justos, ou considerados justos, não por meio de obras da lei, mas porque aceitamos Jesus Cristo. A vida perfeita que Jesus viveu na Terra e Sua obediência perfeita à lei foram creditadas a nós.

Ao mesmo tempo, todos os nossos pecados foram colocados sobre Jesus. Para Deus, Cristo cometeu esses pecados, não nós, e dessa maneira podemos ser poupados do castigo que merecemos. Esse castigo recaiu sobre Cristo, em nosso favor, para que nunca tenhamos que enfrentá-lo. Que notícia mais gloriosa poderia haver para o pecador?

A palavra grega traduzida como “gloriamos” em Romanos 5:3 é a mesma traduzida como “nos alegramos” (NTLH) em Romanos 5:2. Se ela é traduzida como “nos alegramos” também em Romanos 5:3 (NTLH), a conexão entre Romanos 5:2 e Romanos 5:3 é vista mais claramente. As pessoas justificadas podem se alegrar na tribulação porque fixaram sua fé e confiança em Jesus Cristo. Elas confiam que Deus operará todas as coisas para o bem. Consideram uma honra sofrer por causa de Cristo (Veja 1Pe 4:13).

Observe, também, a progressão em Romanos 5:3-5.

1. Paciência (ARC). A palavra grega hupomone, traduzida como “paciência” significa “perseverança, resistência firme”; perseverança desenvolvida pela tribulação naquele que mantém a fé e que não perde de vista a esperança que tem em Cristo, mesmo em meio às provações e sofrimentos que às vezes tornam a vida tão miserável.

2. Experiência. A palavra grega dokime, traduzida como “experiência” significa, literalmente, “a condição de ser aprovado”; portanto, “caráter”, ou mais especificamente, “caráter aprovado”. Aquele que pacientemente persevera diante das provações pode desenvolver um caráter aprovado.

3. Esperança. A perseverança e a aprovação naturalmente dão origem à esperança encontrada em Jesus e na promessa de salvação nEle. Desde que nos apeguemos a Cristo com fé, arrependimento e obediência, temos esperança.

 

Comentários