4. “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gn 2:15). Que princípio encontramos nesse texto sobre a maneira pela qual devemos cuidar do planeta?

Antes do pecado, Adão e Eva tinham recebido a incumbência de administrar tudo o que Deus havia criado. Eles tinham controle sobre a vida vegetal e animal. Contudo, após o pecado toda a natureza parecia se rebelar contra eles na mesma extensão em que eles se haviam rebelado contra Deus. Os seres humanos começaram a verificar que eram impotentes diante dos elementos (o clima, o cultivo da terra e o reino animal). “Entre os seres inferiores, Adão estivera como rei, e enquanto permaneceu fiel a Deus, toda a natureza reconheceu seu governo. Mas quando ele transgrediu, foi despojado desse domínio. O espírito de rebelião que ele mesmo havia acolhido, estendeu-se por toda a criação animal. Assim, não somente a vida do homem, mas a natureza dos animais, as árvores da floresta, a relva do campo, o próprio ar que ele respirava, tudo apresentava a triste lição do conhecimento do mal” (Ellen G. White, Educação, p. 26, 27). Hoje ainda somos devastados por desastres naturais e pelo nosso ecossistema em deterioração, pelo menos em alguns lugares. Assim, fazemos grandes esforços para usar a tecnologia e a indústria a fim de nos proteger. Contudo, ainda que a tecnologia e a indústria nos ajudem, às vezes essa mesma tecnologia pode causar danos ao planeta. A ecologia é uma questão moral, ética e teológica, principalmente quando a exploração da Terra pode levar a grandes dificuldades para outros. “Os adventistas defendem um estilo de vida simples e saudável, em que as pessoas não participam da rotina do consumismo desenfreado, do acúmulo de bens e da produção exagerada de lixo. É necessário que haja respeito pela criação, restrição no uso dos recursos naturais, reavaliação das necessidades e reafirmação da dignidade da vida criada” (Declarações da Igreja, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, 2003, p. 36).

Como alcançar o equilíbrio em nossa atitude para com a Terra, sendo bons administradores do nosso lar e evitando o perigo de transformar em deuses a Terra e o meio ambiente? Que advertência encontramos em Romanos 1:25?

Comentários