2. Leia Romanos 5:6-8. O que essa passagem revela sobre o caráter de Deus? Por que ela nos enche de esperança? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Deus é justo, pois esperou que mudássemos de vida para depois enviar Seu Filho para morrer por nós.

B.( ) Deus é amoroso. Jesus morreu por nós enquanto éramos pecadores.

Quando Adão e Eva transgrediram a exigência divina, Deus deu os primeiros passos rumo à reconciliação. Desde então, Ele tem tomado a iniciativa de providenciar um caminho de salvação e convidar homens e mulheres a aceitá-lo. “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho” (Gl 4:4).

3. Romanos 5:9 diz que podemos ser salvos da ira de Deus por meio de Jesus. O que isso significa? Assinale a alternativa correta:

A.( )  O pecado traz o castigo e a ira de Deus. Jesus, sendo feito pecado por nós, recebeu a ira de Deus em sua medida completa.

B.( ) Jesus convenceu o Pai a abolir a lei para que ficássemos livres da ira.

Na véspera de sua partida do Egito, os israelitas colocaram sangue nos batentes das portas. Esse sangue protegeu seus primogênitos da ira que sobreveio aos primogênitos dos egípcios. Da mesma forma, quando a ira de Deus finalmente destruir o pecado no fim dos tempos, aquele que foi justificado e mantém esse status tem a garantia de que o sangue de Jesus Cristo o protegerá.

Alguns lutam com a ideia da ira de um Deus amoroso. Mas é exatamente por causa do Seu amor que essa indignação existe. Como o amoroso Criador não ficaria irado contra o pecado? Se Ele fosse indiferente a nós, não Se importaria com o que nos acontece. Mas o pecado destruiu a criação divina. O Criador não deveria estar enfurecido contra todo esse mal?

4. De acordo com Romanos 5:10, 11, por quais outras razões devemos nos alegrar?

Alguns comentaristas veem em Romanos 5:10 uma referência à vida de Cristo na Terra, durante a qual Cristo desenvolveu o caráter perfeito que Ele nos oferece como crédito. Embora seja isso o que a vida perfeita de Cristo realizou, Paulo parece ter enfatizando o fato de que, ao passo que Jesus morreu, Ele ressuscitou e vive para sempre (Hb 7:25). Porque Ele vive, somos salvos. Se Cristo tivesse permanecido no túmulo, nossas esperanças teriam perecido com Ele. Em Romanos 5:11, Paulo apresentou razões para nos alegrarmos no Senhor, por causa do que Jesus realizou.

Comentários