Um evangelista chegou à cidade e anunciou da seguinte forma a reunião que dirigiria: “Venham ver um pregador arrancar uma página da Bíblia!” Isso atraiu uma multidão. Ele se colocou diante deles, abriu a Bíblia e, para assombro deles, arrancou uma página. “Esta página”, ele disse, “nunca devia ter sido colocada aqui. É a página que separa o Antigo do Novo Testamento”. Independentemente do que se pense acerca da encenação que ele fez, o pregador apresentou um bom argumento.

Esses dois conjuntos de livros, na realidade, formam um só, a Bíblia Sagrada. O Antigo Testamento é citado ao longo de todo o Novo Testamento. Vez após vez, eventos do Novo Testamento são explicados e justificados pelo próprio Jesus, ou pelos escritores do Novo Testamento, por meio de referências ao Antigo Testamento. Muitas vezes Jesus declarou, de uma forma ou de outra, que algo estava acontecendo “para se cumprir a Escritura”. Seja por meio do próprio Jesus, que Se referiu repetidamente aos escritos do Antigo Testamento (ver Jo 5:39; Lc 24:27; Mt 22:29; Jo 13:18), de Paulo, que sempre citava o Antigo Testamento (Rm 4:3; 11:8; Gl 4:27), ou do livro do Apocalipse, onde se estima que haja 550 alusões ao Antigo Testamento, o Novo Testamento se conecta constantemente ao Antigo. Embora, sem dúvida, algumas partes do Antigo Testamento, como o sistema sacrificial, não sejam mais obrigatórias para os cristãos, nunca devemos cometer o erro de atribuir a ele, de alguma forma, um status inferior ao do Novo. A Bíblia é composta de ambos os Testamentos e, por meio de ambos, aprendemos verdades cruciais sobre Deus e o plano da salvação.

Perguntas para reflexão
1. Embora Jesus fosse o próprio Senhor, agora em “semelhança de carne pecaminosa” (Rm 8:3), Ele usou as Escrituras como meio de defesa contra as tentações do diabo. Se Jesus teve que fazer isso, qual é a importância da Bíblia em nossa vida, especialmente quando lutamos contra a tentação? Embora saibamos que devemos usá-la em nossa batalha contra a tentação, como fazer isso na prática? De que maneira podemos usar a Bíblia para resistir aos ataques que enfrentamos?

2. Por que a humildade é uma característica tão essencial para os cristãos? Como aprender a ser humilde? Qual é o papel da cruz nessa importante transformação?

Comentários