A primeira grande obra de Deus neste planeta foi sua criação. A Bíblia menciona claramente Deus (Gn 1:1) como Autor da criação. Jesus Cristo também é mencionado como Criador (Cl 1:16, 17) do céu, da Terra e de tudo o que, de fato, foi feito (Jo 1:1-3). No entanto, a Bíblia também menciona a presença do Espírito Santo na obra da criação.

2. Leia Gênesis 1:2; Jó 26:13; 33:4; Salmo 33:6; 104:29, 30. Qual foi a função do Espírito Santo na criação? Qual é a relação entre o Espírito de Deus e a criação da vida? Complete as lacunas:

O Espírito Santo ____________________ sobre a face das ____________________ na criação. É Ele quem dá o __________________________ de vida à matéria inanimada.
Ele __________________________ o nosso corpo.

A história da criação, em Gênesis 1:2, menciona a presença do Espírito de Deus. Jó 26:13 e 33:4; Salmo 33:6 e 104:29, 30 endossam o papel ativo do Espírito Santo na criação sobrenatural da Terra. Embora a Bíblia se refira claramente a Deus Pai e Seu Filho, Jesus Cristo, como Aqueles que atuaram na criação do mundo (veja Is 64:8; Cl 1:16, 17), o Espírito Santo também esteve presente, embora de maneira mais sutil.

Ele não aparece como protagonista na história da Criação. Em vez disso, Ele “pairava” sobre o vazio e, por meio de Seu movimento, esteve presente na origem da vida na Terra. A palavra hebraica (merahepeth) empregada em Gênesis 1:2 para “mover-se sobre” ou “pairar” sobre a superfície da Terra é a mesma utilizada em Deuteronômio 32:11, onde Deus é comparado a uma águia que paira sobre sua ninhada. O Espírito Santo estava intimamente envolvido na criação da vida na Terra; Ele cuidou dos seres vivos recém-criados como uma águia cuida de seus filhotes. O Salmo 104:30 sugere que o ato da criação só foi possível pela atuação do Espírito Santo e que Ele desempenhou um papel ativo durante esse processo.

O Espírito Santo não esteve presente apenas na criação deste mundo. Ele também tem participação ativa no processo da nossa recriação, na qual Ele nos dá um novo coração e um novo espírito. Como essas duas coisas estão relacionadas? O que o sábado nos revela sobre essa obra de criação e recriação?

Comentários