“Aesposa de Jó surge apenas em Jó 2:9, 10. Depois disso, ela desaparece da narrativa. No entanto, considerando tudo o que havia acontecido, quem pode imaginar a dor e o luto que essa mulher infeliz estava passando? O drama que ela viveu, bem como a tragédia de seus filhos e das outras vítimas do capítulo 1 revelam a universalidade do sofrimento. Todos estamos envolvidos no grande conflito e ninguém escapa.

5. Compare Jó 2:3 com Jó 2:9. Que frase semelhante é utilizada por Deus e pela mulher de Jó? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) “Conservas a tua integridade”.
B. ( ) “Homem que se desvia do mal”.
C. ( ) “Homem íntegro e reto”.
D. ( ) “Ninguém há na Terra semelhante a ele”.

Não é coincidência que em ambos os textos se encontre a mesma expressão indicando que Jó conservava sua “integridade”. A palavra traduzida por “integridade” vem da mesma palavra utilizada em Jó 1:1 e Jó 1:8, também traduzida por “íntegro”. A própria raiz da palavra dá a ideia de “inteireza” e “plenitude”.

É lamentável que a esposa de Jó o tivesse desafiado exatamente na mesma coisa pela qual Deus o havia elogiado. Em seu luto e pesar, ela pressionou Jó a fazer exatamente o que Deus disse que ele não faria. Embora certamente não possamos julgá-la, essa é uma grande lição para todos nós do grande cuidado que devemos ter para que não sejamos pedra de tropeço para outras pessoas! (Veja Lc 17:2).

6. Leia Jó 2:10. Que testemunho poderoso Jó deu nessa passagem? (Veja também Fp 4:11-13.) Marque a opção correta:

A. ( ) Jó falou sobre o amor de Deus e Seu cuidado.
B. ( ) Ele mostrou que devemos estar contentes em todas as situações.
C. ( ) Jó expressou confiança no poder de Deus para nos restaurar.
D. ( ) Ele afirmou que Deus é onisciente e sabia de tudo que estava acontecendo.

Jó serviria ao Senhor em momentos bons e ruins. Mas é interessante que Satanás, nesse momento, desapareça da história. Podemos imaginar sua ira e frustração com a resposta de Jó.

Como ser fiel a Deus, tanto nos momentos bons quanto nos ruins?”

Comentários