VERSO PARA MEMORIZAR: “Ele salvará o Seu povo dos pecados deles” (Mt 1:21).

LEITURAS DA SEMANA: Mt 1; Mc 12:35-37; Is 9:6, 7; Rm 5:8; Jo 2:25; Jr 29:13; Mt 2:1-14

Inspirado pelo Espírito Santo, Mateus iniciou seu livro com uma genealogia. Porém, não foi uma genealogia qualquer, mas a de Jesus Cristo. Além de começar seu evangelho com uma genealogia, Mateus apresentou nela alguns ancestrais que a maioria das pessoas certamente não gostaria de reivindicar como parte de sua linhagem.

Talvez Mateus tivesse sentido empatia por esses ancestrais pelo fato de ele mesmo ter sido, em certo grau, marginalizado. Afinal de contas, ele era um judeu coletor de impostos; havia se vendido ao inimigo e, na verdade, pagava a Roma pela oportunidade de sentar-se na coletoria e cobrar impostos de seu povo. Certamente, ele não era amado por sua nação.

Porém, ainda que os seres humanos olhem para a aparência exterior, Deus olha para o coração. Embora Mateus fosse um desprezado, o Senhor olhou para o coração dele e o escolheu para ser discípulo. Mateus aceitou o chamado, renunciando à vida que tinha antes, em troca de uma nova vida em Jesus.
Assim, Mateus passou a seguir seu Senhor, preservou um registro dos acontecimentos, e um dia daria algo valioso ao seu povo e ao mundo: sua dádiva não seria um recibo de impostos, mas um precioso relato da vida de Jesus.

Comentários