Na primeira vez que nos deparamos com Pedro, ele é descrito como um pescador no mar da Galileia (Mt 4:18; Mc 1:16; Lc 5:1-11). Ele havia trabalhado a noite toda sem pegar sequer um peixe. Porém, Pedro e seus companheiros obedeceram à ordem de Jesus de que retornassem ao lago e tentassem novamente.

Imagine quanto ele e seus companheiros devem ter ficado assombrados ao pegar tantos peixes a ponto de seus barcos quase afundarem! O que deve ter passado na mente daqueles homens após esse milagre?

1. Leia Lucas 5:1-9. O que as palavras de Pedro a Jesus, em Lucas 5:8, revelam sobre sua condição espiritual? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
A. ( ) Pedro vivia dissolutamente no pecado. Reconhecendo sua pecaminosidade, não pôde suportar a presença santa de Jesus.
B. ( ) Pedro era um homem espiritual que buscava o Senhor, tanto é que Jesus o chamou! Ele reconheceu sua pecaminosidade, fragilidade e imperfeições e, por essa razão, não se sentiu digno de estar diante de Jesus.
C. ( ) Pedro havia conhecido o Deus verdadeiro na infância, porém, O abandonara. Ele se tornou um grande blasfemador entre seus companheiros.

Pedro sabia algumas coisas sobre Jesus que o haviam deixado impressionado. Por isso, quando Jesus mandou que o grupo lançasse as redes, embora incrédulo por não ter pescado nada, ele disse: “Sob a Tua palavra, lançarei as redes.” Isso ocorreu antes da pesca milagrosa. Parece que ele já tinha conhecimento de Cristo e isso o levou a obedecer. Evidências sugerem que Pedro já havia estado com o Mestre por certo tempo antes desse episódio. Lucas 5:3 revela o que havia acontecido antes do milagre dos peixes. “Entrando [Jesus] em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando- Se, ensinava do barco as multidões.” Talvez tenham sido essas palavras de Cristo que impressionaram Pedro tão profundamente.

No entanto, após o milagre, Pedro percebeu algo mais em Jesus, algo sagrado que contrastava com sua própria pecaminosidade. A percepção de sua condição pecaminosa e sua boa vontade em admitir isso publicamente mostram quanto Pedro estava aberto ao Senhor. Não é de admirar que ele tenha sido chamado! Quaisquer que fossem seus defeitos, Pedro era um homem espiritual que estava pronto para seguir o Senhor, independentemente do preço que tivesse que pagar.

2. Leia Lucas 5:11. Qual é o princípio fundamental desse verso? Qual tipo de compromisso Jesus nos pede? Que lição aprendemos com a disposição desses pescadores de abandonar tudo, mesmo quando as redes estavam cheias?

Comentários