2. Leia Efésios 5:18, Atos 13:52 e Romanos 8:9. O que significa ser cheio do Espírito Santo? Como nos tornamos cheios do Espírito?

Uma vez que somos batizados e pertencemos a Cristo, devemos viver no poder do Espírito. Para que isso aconteça, temos que ser cheios do Espírito. No Novo Testamento há várias referências em que as pessoas são cheias do Espírito (Lc 1:41, 67; At 2:4; 4:8, 31; 9:17; 13:9). O apóstolo Paulo usou a palavra “encher” para dizer que uma pessoa está completamente submissa a Deus e aberta à influência orientadora do Espírito Santo, de modo que a própria obra de Deus seja realizada na vida dela.

Se cedermos à influência do álcool, nossa maneira de andar, falar e pensar será negativamente afetada. Quando somos cheios do Espírito Santo, rendemos cada parte da nossa vida à Sua influência transformadora, e como resultado, nosso andar, falar e pensar refletirão Jesus. Embora o Espírito nos seja concedido pela pregação da fé (Gl 3:2) e recebido pela fé (Gl 3:14) em nosso batismo (Tt 3:5, 6), precisamos buscar a plenitude do Santo Espírito todos os dias. Não podemos viver apoiados em uma experiência poderosa que tivemos no ano passado, no mês passado, nem até mesmo ontem. Precisamos da plenitude do Espírito de Deus a cada dia, pois cada dia traz seus próprios desafios. Em Atos 13:52, o termo grego para “cheio do Espírito” está no tempo verbal gerúndio, significando ação contínua. Literalmente significa: “sendo (continuamente) preenchido”. Ser cheio do Espírito não é um evento único e isolado. É algo que devemos buscar e receber todos os dias. Esse ato de “encher” deve ser repetido de modo que cada parte da nossa vida esteja cheia da Sua presença. Assim, estaremos habilitados a viver como devemos. Ser cheio do Espírito Santo não significa que tenhamos mais dEle, mas que Ele tenha mais de nós. Somente quando comprometemos toda nossa vida com o Espírito todos os dias Ele pode nos usar para a glória de Deus.

“Desejo impressionar-vos com o fato de que aqueles que têm Jesus habitando no coração pela fé, receberam realmente o Espírito Santo. Toda pessoa que recebe Jesus como seu Salvador pessoal, tão certamente recebe também o Espírito Santo para ser seu Conselheiro, Santificador, Guia e Testemunha” (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 14, p. 71).

Comentários